Agentes da Polícia Federal (PF) estão nas ruas da cidade do Rio de Janeiro para desarticular uma organização criminosa formada por três policias federais e um policial militar suspeitos de praticar extorsão a um empresário. A investigação contou com apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Na ação desta quinta-feira (6), são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além da imposição de medidas cautelares como o afastamento das funções públicas, a entrega das armas pertencentes à Polícia Federal e à Polícia Militar e passaportes, além das carteiras e distintivos funcionais. Também consta a proibição de acesso a edificações da PF.
A investigação teve início após o compartilhamento de informações obtidas na Operação Cash Courier – deflagrada em março deste ano contra um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de armas de fogo e liderado por um policial federal aposentado.
Além do pagamento mensal pelo silêncio, o grupo fornecia carteira funcional e distintivo da corporação para que o empresário se apresentasse como policial federal.
Os investigados foram indiciados pelos crimes de organização criminosa, extorsão, falsidade ideológica de documento público, falsificação de selo ou sinal público e violação do sigilo funcional.
1:39